o que é o
pacto das pretas?

O Fórum Pacto das Pretas surgiu enquanto uma ação elementar para evidenciar a urgência de se estabelecer, como presença real e permanente, a participação das mulheres negras nos lugares de tomada de decisão. Uma estratégia da associação Pacto de Promoção da Equidade Racial para que as vozes das mulheres negras sejam ouvidas, trazendo para o centro das discussões, a necessidade da dialogarmos sobre a invisibilidade e os desafios vivenciados por elas no mercado de trabalho, de forma que a lideranças das empresas reconheçam a problemática e sejam aliadas no combate ao racismo e o sexismo.

O Fórum Pacto das Pretas acontece anualmente no mês de julho porque representa a resistência da mulher negra, sendo o marco histórico social o Julho das Pretas, desde o ano de 1992, por conta do Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latino-americana e Caribenha.

O II Fórum Pacto das Pretas será realizado no dia 25/07/2023, com o tema ISP: Uma estratégia de Transformação Social da Mulher Negra, na oportunidade almejamos a presença de lideranças e aliados(as) do setor privado, sociedade civil, organizações nacionais e internacionais, consultorias e demais agentes com interesse na pauta racial com intersecção de gênero. 

Patrocinadores:

OURO
PRATA
PRATA
PRATA
PRATA
BRONZE
BRONZE
BRONZE

Apoio Social:

NOSSAS EMBAIXADORAS

1º FÓRUM PACTO DAS PRETAS - 2022
Rachel Maia
Ex-CEO da Lacoste S.A. (Brasil. Atuou Novartis Pharmacy, Tiffany & Co., foi CEO da Pandora Brasil. Como uma CEO negra, Rachel representou menos de 1% dos CEOs do Brasil e serve de inspiração para muitas mulheres e pessoas negras na América Latina.

Formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FMU, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluiu um curso em Negociação e Liderança por meio do Programa de Educação Executiva da Harvard Business School e Treinamento Geral de Gerenciamento na Universidade de Victoria, na Colúmbia Britânica, Canadá.

Hoje, ocupa cargos em instituições filantrópicas, faz parte da diretoria do Grupo de Mulheres Brasil, é embaixadora do Projeto Guri e do II Fórum Pacto das Pretas, e da Fundação Maria Solto Vidigal. Em 2018, fundou o INSTITUTO CAPACITA-ME, que capacita maiores de 18 anos, promovendo a educação e a empregabilidade de estudantes e profissionais em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também atua como Conselheira Administrativa no Banco do Brasil, Vale e CVC. 
2º FÓRUM PACTO DAS PRETAS - 2023
Luana Ozemela
Vice-presidente de Impacto Social, do iFood, Co-fundadora da DIMA, PreCapLab, GryndTech e da Blackwin, economista e investidora com mais de 20 anos de experiência multissetorial em 20 países, incluindo estruturação de investimentos de impacto social totalizando $500 milhões de dólares.

Ex-funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Hewlett-Packard, atualmente ela compõe o Conselho deliberativo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, do Laboratório de Inovação Financeira da CVM, do CEERT, preside o subgrupo de Investimentos do Think Tank da UNICEF sobre Social Behavioral Change/Mudança de Comportamento Social.

Possui um PhD em Economia da Discriminação pela Universidade de Aberdeen, e Mestrado em Avaliação de Impacto de Políticas Públicas pela Universidade de Southampton. Em 2023 foi eleita entre as 100 mulheres da Inovação pela Revista Época.

2º fórum PACTO
DAS PRETAS

Acesse e fique por dentro do que rolou
no 2º Fórum Pacto das Pretas.

1º fórum PACTO
DAS PRETAS

Acesse e fique por dentro do que rolou
no 1º Fórum Pacto das Pretas.

Mundo Negro

Pacto das Pretas: iniciativa quer aumentar presença de mulheres negras nos conselhos empresariais.

AMBIMA

Fórum Pacto das Pretas discute papel do ESG na transformação social.

Notícia Preta

Mulheres negras recebem 71% menos que mulheres brancas, aponta pesquisa.

EXAME

Com Pacto, grandes empresas usam Índice ESG de Equidade Racial.

Coletivo Pacto das Pretas

O Coletivo Pacto das Pretas é uma iniciativa idealizada pela Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, uma organização sem fins lucrativos, que engajou seus stakeholders, ao longo de dois anos, com o propósito de implementar o Protocolo ESG Racial, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico.

Surgiu com o compromisso de potencializar a disseminação das premissas da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, tento o viés prioritário: combater e evidenciar os desafios enfrentados pela mulher negra no mercado de trabalho, bem como buscar soluções propositivas para inclusão de mulheres negras, de forma a garantir a presença e a representatividade nas posições de lideranças.

É importante destacar que o coletivo é resultante do I Fórum Pacto das Pretas – que aconteceu em julho de 2022, com o tema “Enegrecendo a sustentabilidade nas empresas”, e desde então, é composto por mulheres negras que são associadas e conselheiras da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, que participam de outras articulações de mulheres e/ou protagonizam de maneira autônoma.

Atualmente conta com 20 participantes atuam profissionalmente nos segmentos de economia, ESG, cultura, mercado financeiro, educação, dentre outros setores, nas posições de especialistas, analistas e lideranças nos cargos de gerência e/ou executivas.


Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
© Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
All Rights Reserved.