Como aderir ao Pacto?

As empresas assinarão um Termo de Parceria com a Associação de Promoção da Equidade Racial, manifestando seu interesse em adotar o novo Protocolo ESG para questões raciais no Brasil com base nas premissas do Pacto de Promoção da Equidade.

Após essa formalização, essas empresas poderão divulgar a sua participação no Pacto de Promoção de Equidade e calcular o seu respectivo Índice ESG de Equidade Racial (IEER), com o apoio de uma empresa certificadora. Esse Índice serve para medir o desequilíbrio racial dentro das organizações em termos de renda destinada a profissionais negros, quando comparado ao percentual de negros na população economicamente ativa na região em que a empresa atua. O Índice pode ser melhorado com a adoção de ações afirmativas e o compromisso de realizar investimentos em equidade racial dentro dos parâmetros do programa descritos neste documento.

Caso a empresa não entenda interessante a veiculação do Índice ESG de Equidade Racial (IEER) na adesão, ela terá um prazo de até 18 meses para melhorar o seu índice por meio da implementação das suas ações afirmativas e investimentos sociais em equidade racial. Após esse prazo, a empresa poderá optar por (i) divulgar o IEER em seu site e na plataforma do Pacto; ou (ii) retirar-se do Pacto.

O processo de adesão é totalmente voluntário e gratuito. Para implementação e controle dos processos, bem como para o cálculo do IEER, as empresas precisarão contratar uma Certificadora, que usualmente será uma empresa de auditoria ou certificação, que atenderá aos requisitos definidos no Regulamento ESG.

Os analistas das Certificadoras responsáveis pelo cálculo do IEER serão obrigatoriamente formados por uma Homologadora, devidamente habilitada pelo Conselho Deliberativo da Associação que gere o Pacto. Essas organizações Homologadoras serão necessariamente lideradas por negros.

Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br
© Copyright 2021 - Pacto de Promoção da Equidade Racial - All Rights Reserved.

Set up a website with Mobirise