A ativista, cantora e atriz Isabel Fillardis se alegrou ao conhecer de perto os avanços da implantação do Protocolo ESG Racial nas empresas brasileiras.
Sempre atenta às causas sociais, Isabel tem mais de 20 anos de atuação intensa na área. Desde 2006, encampa a luta pela causa das pessoas com deficiência e pessoas com doenças raras, por meio da campanha Força do Bem que ela criou para ajudar pessoas que, como seu filho, necessitam de cuidados especiais. Impulsionada pelo profundo entendimento de Isabel sobre as dificuldades enfrentadas por deficientes visuais, mentais, auditivos e motores que não têm condições financeiras para receber atendimento adequado, a Força do Bem atua fazendo doações e levando mais conforto e atenção a essas pessoas. Além disso, em 2003 fundou o Instituto Doe Seu Lixo, voltada para área socioambiental e prevenção do aquecimento global. Engajada no tema, também atuou como Conselheira do Instituto Coca Cola, colaborando com a Governança da organização social que atua com meio ambiente, educação, cultura e tecnologia.
Agora, Fillardis se une aos mais de 180 apoiadores do Pacto de Promoção da Equidade Racial apoiando as pautas corporativas de combate ao racismo estrutural nas empresas brasileiras, compartilhando suas experiências e ajudando a Associação a alcançar novos players.
Nos dias 29 e 30 de novembro, o Pacto de Promoção da Equidade Racial, realizará a 1ª Conferência Empresarial de ESG Racial com o objetivo de promover o conhecimento sobre este tema fundamental não apenas para as empresas comprometidas com a diversidade, mas especialmente para garantir a sustentabilidade econômica do mercado a médio e
longo prazo.
Ou seja, o protocolo ESG Racial não é apenas uma ferramenta de promoção da diversidade e inclusão, mas um importante propulsor de transformação social do país por meio da educação qualificada. Com suas métricas exclusivas, diretrizes e ações afirmativas, o protocolo propõe caminhos efetivos para ampliar a capacitação da população negra,
gerando riqueza de perspectivas e oportunidades, fomentando o desenvolvimento de
novos talentos e promovendo justiça social.
A Conferência contará com 10 painéis nos quais CEO´s de grandes empresas, especialistas em indicadores de equidade racial e lideranças discutirão experiências e oferecerão conhecimentos atualizados sobre o protocolo ESG Racial e sua aplicação, os impactos do racismo no Brasil e as soluções para dissolução dessas estruturas culturais, sociais e econômicas.
O evento é gratuito e dedicado a um público formado por CEO's, C Level's e Executivos
de grandes empresas, suas lideranças e demais interessados no tema.
O Pacto de Promoção da Equidade Racial é um divisor de águas, um projeto disruptivo do ponto de vista da busca pela equidade racial capaz de impactar positivamente nossa sociedade através da junção dos pilares Sociedade Civil, Empresas e Investidores.
Trazer para dentro da agenda ESG ações voltadas para igualdade racial mudará de
forma estrutural e estratégica o cenário de desigualdade enfrentado pelos profissionais
negros na sociedade brasileira e impactará positivamente e de forma definitiva
as próximas gerações.
Assim, a Conferência Empresarial ESG Racial se consolida como a mais
propulsora ação da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial
com objetivo de aproximar as empresas brasileiras da discussão sobre
a importância de se implementar o Protocolo ESG Racial.
Momento esperado histórico. A 1 Conferência Empresarial de ESG Racial é extremamente importante, principalmente neste momento da história do país, onde se vislumbram novos tempos. A hora é a de visibilizar a ancestralidade negra, bater tambores, fomentar as comunidades antirracistas, reafirmar nossa luta coletiva através do bem viver, executar estratégias históricas de "Aquilombamento" que passa por um processo de circularidade, equidade e respeito às diversidades.
Momento de denúncia aos mais variados racismos cotidiários enfrentados pela população negra excluída de quaisquer possibilidades de cidadania. Trata-se de um Pacto: movimentos sociais, intelectuais, empresas, investidores, pesquisadores, enfrentando racismos, buscando possibilidades futuras, reafirmando a necessidade de um afrofuturismo que já começou. Não somente em 2015 com o final da Década Afrodescendente da ONU, nem nas metas somente da Agenda 2030. É para ontem. É agora. Que aprendamos com as Comunidades Quilombolas: juntas, juntos e juntes, onde a diversidade, o acesso, o respeito, a felicidade, sejam direitos de todas, todos e todes.
Axé!
Benilda Brito.
Conheça os maiores players do mercado que estarão na Conferência!
10H - O ESG RACIAL NO BRASIL SOB A ÓTICA DOS CEO'S
9H - PACTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL
A conferência tem como público alvo CEO´s, C Levels, executivos e lideranças para uma imersão com as mais inovadoras práticas de ESG Racial no Brasil.
A conferência contará com 10 painéis nos quais CEO´s de grandes empresas, especialistas em indicadores de equidade racial e lideranças de movimentos negros discutirão experiências e oferecerão conhecimentos atualizados sobre o protocolo ESG Racial e sua aplicação, os impactos do racismo no Brasil e as soluções para dissolução dessas estruturas culturais, sociais e econômicos.
O evento será presencial no Teatro FECAP em São Paulo.