Conselho Deliberativo

    HÉLIO SANTOS

    Ativista desde os anos 1970 em São Paulo. Em 1984 participa da fundação da primeira iniciativa do estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-Abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o País. Se origina daí as primeiras políticas públicas voltadas para a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da Educação e do mercado de trabalho. Mestre em Finanças e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Lecionou em diversas instituições como PUC-Campinas e Universidade São Marcos no estado de São Paulo. É presidente do Board da OXFAM Brasil. Coordenou nos anos 1990, no âmbito do governo federal, um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, ONG com foco na Gestão da Diversidade. Presidiu o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.

    JAIR RIBEIRO

    É fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber S.A., e coinvestidor e operating partner da Proz Educação, uma empresa que visa consolidar escolas de ensino profissionalizante (controlada pela EB Capital). É também acionista e membro do Conselho de Administração da Alicerce Educacional, do Conselho Consultivo do Todos pela Educação, e do Comitê de Gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Instituto Paula Sousa. Foi fundador e CEO do Banco Patrimônio e do Banco Chase Brasil, Managing Director do JP Morgan (NY), e CEO da CPM Braxis e do Banco Indusval S.A. Jair Ribeiro é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), em Economia pela FAAP (1982), e tem mestrado em Direito pela Universidade da Califórnia – Berkeley (1984). No segundo semestre de 2019, atuou como visiting scholar na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, California.

    ADRIANA BARBOSA

    É fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub. Em 2017 foi homenageada junto ao Lázaro Ramos e a Taís Araújo como os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial reconhecida pela ONU. Entre seus reconhecimentos, estão os prêmios Empreendedor Social, Claudia, Estado de São Paulo para as Artes e Sim à Igualdade Racial. Em 2020 foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. Através do programa Conversando a Gente se Aprende, Adriana realiza consultoria em diversidade e inclusão racial em empresas como Netflix, Facebook, Google, Pão de Açúcar, Natura, MAC e Avon. Atualmente, compõe também os conselhos do Sistema B, Instituto Ethos, GIFE, e faz parte dos comitês de igualdade racial das empresas AMBEV e Carrefour. Adriana é graduada em Gestão de Eventos, pela Universidade Anhembi Morumbi e fez pós-graduação em Gestão Cultural na USP.

    ANNA KARLA

    Conselheira administrativa independente, atua na área de relações étnico raciais, projetos de desenvolvimento de carreira e diversidade, Mestre em História do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em História da Universidade Católica de Pernambuco. Integrante do grupo de pesquisa em Estudos Transdisciplinares em História Social na Linha 2: Relações de poder, política e instituições; Especialista em Gestão Pública. Em seus estudos se dedica as relações entre história social e cultural, relações de Poder e memória, história política. Palestrante, formadora popular e Pesquisadora. Conselheira do Pacto pela democracia, conselheira na escola comum, Colunista na plataforma InformaSuS - UFSCar e cofundadora do Frente favela Brasil.

    CARLA CRIPPA

    Vice-presidente de Relações com a Sociedade da Ambev no Brasil. Responsável pelas áreas de Sustentabilidade, Impacto Social, Comunicação Externa e Interna, Relação com Imprensa e Relações Institucionais. Criadora da água AMA (www.aguaama.com.br), um negócio social que busca ajudar a resolver o problema da falta de acesso a água potável. Ingressou na Ambev pelo Departamento Jurídico, gerenciando a área cível e cuidando de responsabilidade civil, propriedade intelectual, antitruste, anticorrupção, contratos comerciais e de suprimentos, meio ambiente, tecnologia, patrocínios de eventos e resolução de conflitos. Antes disso, trabalhou por 11 anos no Lefosse Advogados como advogada sênior e no Linklaters, em Londres, como advogada estrangeira.

    DANIEL TEIXEIRA 

    Advogado, especializado em Direitos Difusos e Coletivos pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Diretor Executivo do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). Foi “Visiting Scholar” da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e Fellow do Public Interest Law Institute, em Budapeste. É conferencista no Brasil e internacionalmente, além de coordenar diversos projetos de promoção da equidade e valorização da diversidade em instituições. É coautor das publicações Diversidades nas Empresas & Equidade Racial, 1ª ed., São Paulo, CEERT, 2017;
    Discriminação Racial é Sinônimo de Maus-Tratos: A Importância do ECA para a Proteção Das Crianças Negras, 1ª ed. São Paulo, CEERT, 2016, e Ações Afirmativas: A Questão das Cotas – 2011. 

    FABIO ALPEROWITCH

    Fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG. A FAMA Investimentos é certificada como "B Corp". No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da "WWF Brasil", da "GRI Brasil" do "Capitalismo Consciente Brasil" e do "Museu Judaico de São Paulo". Foi também membro do grupo de trabalho do TNFD.

    GUSTAVO WERNEK 

    É CEO da Gerdau desde janeiro de 2018 e membro do Conselho de Administração da Empresa desde 2019. Anteriormente, liderava a operação Gerdau Aços Brasil, principal negócio da Empresa no País. Atua na Empresa desde 2004, tendo ocupado diversas posições estratégicas, como Diretor Corporativo de Tecnologia de Informação (CIO), Diretor Industrial da Gerdau Índia e Diretor Industrial da Gerdau Aços Especiais. Gustavo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e completou sua formação acadêmica com MBA em Gestão de Projetos na Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão de Negócios no INSPER, Leading Change and Organizational Renewal pela Harvard Business School (Estados Unidos) e Advanced Corporate Finance pela London Business School). Também é conselheiro do Instituto Aço Brasil, do Juntos Somos + e da Amcham (Câmara Americana do Comércio).

    JESSICA RIOS

    Formada em Administração de Empresas pela PUC-SP, certificada em Governança e Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral e alumni do programa Conselheira 101, Jéssica iniciou sua carreira na PwC, acumulando mais de 8 anos de experiência em consultoria na área de operações. Atuou como voluntária em iniciativas de desenvolvimento de jovens da rede pública de ensino do estado de São Paulo e também com imigrantes e refugiados em Victoria, BC no Canadá. Ex-sócia da VOX Capital, primeira gestora de Investimentos de Impacto no Brasil, Jéssica foi responsável por desenvolver a estratégia e operação da prática de Gestão e Mensuração de Impacto da gestora. Foi reconhecida 3 vezes pela LAVCA como uma das mulheres latino-americanas mais relevantes do mercado de Venture Capital. É integrante do Comitê ESG do Grupo Fleury, conselheira do Lab de Equidade de Gênero da ANDE Brasil, mentora do programa Avança, Preta do Fundo Agbará e estudiosa da intersecionalidade de gênero, raça e classe, como eixo central para o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas.

    LUANA GENOT

    É fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) que desenvolve o selo Sim à igualdade Racial e apoia empresas e organizações na construção de ações antirracistas (www.simaigualdaderacial.com.br). É mãe da Alice. Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e autora dos livros Mais Forte (2021) e Sim à Igualdade Racial, finalista do Prêmio Jabuti 2020. Colunista semanal do Jornal O Globo na Revista Ela aos domingos. É curadora de convivência do Museu do Amanhã. No audiovisual, apresenta o Programa Sexta Black no canal GNT. Tem pós-graduação em Marketing e Comunicação no IED-Rio e se formou em Publicidade e Propaganda na PUC-Rio em 2014. É fellow da rede de Líderes Responsáveis da BMW Foundation. Foi bolsista sanduíche do Ciências Sem Fronteiras / CAPES na University of Wisconsin – Madison, onde se especializou em pesquisa na área de raça, etnia e mídia. Luana trabalhou na Burrell/ Publicis Chicago na área de planejamento estratégico.

    MONICA MARCONDES

    É economista e advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica – USP com MBA em Negociação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Gerente Geral de Participações em Energia da Companhia Siderúrgica Nacional. Atualmente exerce a função de Executive Investment Banking no Banco Santander S/A.

    RICARDO HENRIQUES 

    Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), Cidade Rio, CIVI-CO, Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica, Instituto Natura, Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia (IPAD) e Instituto República.

      Conselho fiscal

      EDUARDO ALVES 

      É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Advogado e Contador. Professor na área de tributação na Fipecafi e Insper. Colunista na Revista Raça. Eduardo possui ainda experiência na área tributária brasileira e internacional, assessorando grandes bancos, fundos de private equity, fundos de venture capital e corporações multinacionais na estruturação, mitigação de risco tributário e aprimoramento de sua estratégia tributária. Ele ganhou sua experiência trabalhando em São Paulo, Brasil e Boston, EUA. Atualmente, é Sócio da PwC Brasil.

      MICHAEL FRANÇA

      É ciclista, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Universidade Columbia, é pesquisador do Insper, instituição pela qual recebeu o título de Pós Doutor em teoria econômica e é colunista da Folha de S.Paulo. Seus interesses em pesquisa giram em torno de temas relativos à desenvolvimento social, desigualdades, raça, melhoria da qualidade de vida da população e mobilidade urbana.

      SORAIA B. CARDOSO

      Pós-graduada em Modelos estratégicos de gestão de pessoas pela FIA-USP, Bacharel em Administração de empresas pela PUC-SP e Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, possui mais de 15 anos de carreira em RH atuando em empresas nacionais e multinacionais de diferentes setores. Atualmente Gerente de Cultura na VOX Capital e mentora de profissionais negros no meio corporativo.

        CONSELHO CONSULTIVO

        RACHEL MAIA

        Executiva com mais de 28 anos de experiência profissional no Segmentos de Consumidores e Farmacêutica. Profunda experiência em Finanças, Estratégia de Expansão, Varejo e Marketing (especialista em Conscientização da Marca). Rachel Maia foi ex - CEO & CFO da multinacional Cia's Seven Eleven, Farmácia Novartis, Tiffany & Co Joalheria e Pandora. Foi CEO também na Lacoste Brasil como a principal responsabilidade de expandir a marca em inspiração. Atualmente CEO na RM Consulting DE&I, empresa especializada em Palestras, Educação Corporativa em DE&I, ESG com foco no S (Social e Sustentabilidade), Expansão e Liderança. Rachel, também neste momento passa a contribuir com sua experiência integrando conselhos Administrativos em diversos segmentos como Vale, Banco do Brasil, CVC Corp. e Grupo Soma. Ganhou 5 prêmios como GREAT PLACE TO WORK como Líder de TRABALHO, em 2020 foi premiada pela EXAME como LÍDER do ano. Dedicando-se aos trabalhos voluntários como fundadora do Projeto CAPACITA – ME, Ex-Presidente do Conselho Consultivo do UNICEF Brasil e embaixadora do projeto GURI. Também é Colunista da Revista RAÇA e XP Investimento. Rachel é formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Finanças pela USP (Universidade de São Paulo), FGV (CEO – Chief Executive Officer) UVIC-C e Harvard Business School e oss.

        ANDREA ALVARES

        É Vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade e membro do Comitê Executivo da Natura. Antes, ocupou funções de Gerente Geral, Marketing e Estratégia na Pepsico e P&G. Andrea é membro do Comitê Executivo do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), do Conselho de Líderes do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e conselheira do Pacto de Promoção da Equidade Racial. Ela também integra o Conselho Orientador do Instituto Ethos, o Private Sector Advisory Group, do Global Environment Facility (GEF), e é membro-fundadora do grupo Mulheres do Brasil e ativamente envolvida em diversas iniciativas de empoderamento feminino. Andrea foi premiada como uma das mulheres mais influentes no Brasil pela Forbes e como uma das 10 principais lideranças femininas pelo Valor Econômico.

        ANA INOUE

        Psicóloga formada pela PUC-SP. Desde janeiro de 2020 é superintendente do Itaú Educação e Trabalho da Fundação Itaú para Educação e Cultura. De 2005 a 2019 foi assessora do Banco Itaú BBA na concepção e no desenvolvimento dos projetos de educação apoiados pelo banco. Desde 2005 dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana, do Instituto Acaia, onde desenvolve atendimento a alunos de ensino médio de escolas públicas que desejam prosseguir os estudos em instituições de ensino superior de excelência. É conselheira da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, do Instituto Rodrigo Mendes, da associação Parceiros da Educação, do Todos Pela Educação, do Instituto Coca Cola Brasil, do conselho consultivo da Secretaria Estadual de Educação de SP e do conselho consultivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, entre outros. Foi presidente do Todos Pela Educação, conselheira do Conselho Estadual de Educação de SP e conselheira do Instituto Natura, e assessora do Ministério da Educação de 1995 a 2001. Também professora, orientadora e coordenadora em escolas de educação infantil e ensino fundamental e formadora de professores em diversas redes municipais e estaduais. Fez parte da equipe que assessorou a Vale na implementação de ações de educação nos municípios em que operava.

        BETA FERNANDES 

        Mulher preta, mãe da Lais e do Lucas, jornalista por formação e apaixonada por GENTE como escolha de vida. Com quase 30 anos de experiência em comunicação empresarial, marketing, publicidade e propaganda vem desbravando nos últimos anos os deliciosos mundos da Cultura Organizacional, Diversidade e Sustentabilidade. Trabalha no CESAR há 24 anos onde atuo atualmente como Diretora Executiva de Cultura, Comunicação, Inclusão e Diversidade.

        CARLO PEREIRA

        Diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e relações institucionais. No Pacto Global da ONU, é membro do Conselho Global das Redes Locais e lidera o Conselho Regional na América Latina e Caribe. Também é membro do Conselho de Administração de empresas. Graduado em química, tem mestrado em Ciência (Universidade de São Paulo), MBA (University of Lüneburg), assim como especialização em liderança internacional pela GIZ na Alemanha.

        CARLOS ALBERTO

        Prof. Dr. Babalawô é autor do livro "Marchar Não é Caminhar: interfaces políticas e sociais das religiões de matriz africana no Rio de Janeiro", Pós Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador e coordenador de área de pesquisa no Laboratório de História das Experiências Religiosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHER/UFRJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Conselheiro Estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). Conselheiro no Centre International Joseph KiZerbo pour l'Afrique et sa Diaspora/N'an laara an saara. (CIJKAD)

        CELSO ATHAYDE 

        Empresário, é fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e CEO da Favela Holding que detém mais de 20 empresas, todas com ações em favelas e periferias. Em 2021, foi o vencedor do Prêmio Schwab, do Fórum Econômico Mundial, como Empreendedor Social e de Inovação do ano. É especialista em potencial orgânico e econômico das favelas e periferias. Desenvolve também negócios no continente africano. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, destacando palestra na ONU. Premiado como empreendedor social do ano (2021). Um dos títulos e homenagens que mais se orgulha foi a recebida da comunidade do Sapo no Rio de Janeiro, reconhecimento do seu trabalho social.

        EDSON FRANÇA 

        Graduado em História, Vice-Presidente Nacional da União de Negras e Negros Pela Igualdade – UNEGRO, membro da Frente Nacional Antirracista – FNA, Membro da Operativa Nacional da Convergência da Luta Contra o Racismo – Convergência Negra.

        ELIZABETE SCHEIBMAYR

        Matemática, advogada, cofundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil Lider dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, Conselheira do Instituto Adus, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e violência contra a mulher. Mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG.

        FERNANDA CAMARGO

        Com 28 anos de experiência no mercado financeiro, é idealizadora e sócia cofundadora da Wright Capital Gestão de Patrimônio, foi sócia da Vinci Partners e da Gávea Arsenal Gestão de Patrimônio. Trabalhou na tesouraria e área de mercado de capitais do Standard Bank e Deutsche Bank no Brasil e no private bank da Merrill Lynch em São Francisco, Califórnia. É Presidente do Conselho do Instituto Iguá, foi uma das fundadoras do Instituto LiveWright, é membro do Conselho da ONG Atletas pelo Brasil. Cursou Economia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

        FLAVIA REGINA

        Dedica-se, exclusivamente, ao terceiro setor e à responsabilidade social, assessorando entidades sem fins lucrativos, empresas e instituições culturais. É especialista em estruturação de negócios sociais, direitos humanos, reestruturações societárias, elaboração de uma ampla gama de contratos, tributários, societários e regulatórios. Seus clientes incluem organizações nacionais e estrangeiras de vários setores, como educação, saúde, meio ambiente e micro finanças. Pioneira no trabalho pro bono no Mattos Filho e está ativamente engajada no crescimento e desenvolvimento da cultura pro bono na região.

        FRANCISCO LIMA (PRETO ZEZÉ) 

        Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, presidente nacional da CUFA - Central Única das Favelas, empresário, produtor cultural, repórter no Quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará, escritor, autor dos livros A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada (2014) e Das Quadras Para o Mundo (2019), consultor em planos de oportunidades para governos e empresas. Preto Zezé também é CEO e fundador do Lis - Laboratório de inovação social. Ativista de uma agenda positiva nas favelas para transformar o estigma em carisma e as dificuldades em oportunidades. Especialista em planejamento e agendas comuns, mestre em sobrevivência nas Quadras, doutor nas ruas do Brasil e Pós doutor em conexões de potências e compartilhamento de oportunidades. 

        FREI DAVID SANTOS 

        É Diretor Executivo da EDUCAFRO BRASIL – Articulação presente em vários estados do Brasil, tendo como foco o trabalho incessante por conquista de políticas públicas e Ações Afirmativas. Há mais de 40 anos dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da Educação para afro-brasileiros, quilombolas, refugiados, etc. Ultimamente tem feito forte investimento humano e financeiro na EDUCAFROtech: curso intensivo para desempregados da comunidade afro-brasileira. Fundou o MED-AFRO, curso voltado para inclusão de negro(a)s nos cursos de Medicina que hoje funciona em parceria com o Curso Anglo, voltado para a classe média. Frei David Santos é Teólogo e Filósofo, sendo Ordenado Padre em 1983. Ajudou na criação e solidificação do PROUNI – programa do Governo Federal que coloca nas universidades particulares, através de Cotas, Afro-brasileir@s e outros pobres. Esse programa, em cinco anos, colocou mais negros nas Universidades particulares que nos 500 anos anteriores. Reconhecido Palestrante em Seminários Nacionais e Internacionais, com forte foco nas ações afirmativas. Em 2021, o Frei David foi escolhido para compor o Observatório Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Direitos Humanos. É um cargo estratégico para fazer a luta do povo avançar no caminho jurídico.

        ÍTALA HERTA

        Empreendedora social e fundadora da DIVERSA (www.diversa.org), iniciativa focada em fomentar o empreendedorismo das mulheres de impacto social no Norte/Nordeste. A metodologia própria intitulada de Acolhimento Estratégico prevê acompanhamentos personalizados, investimentos, jornadas e mentorias de maneira mais profunda com mulheres para mulheres que já empreendem ou desejam empreender. É graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UNIFACS/LAUREATE. Atua há mais de 15 anos com projetos interculturais de inovação social, economia criativa, sustentabilidade & responsabilidade social em instituições públicas e privadas do Brasil. Itala é uma das membras convidadas para compor o Comitê da Diversidade Racial da AMBEV criado pela companhia em junho de 2020. Cofundou a aceleradora baiana Vale do Dendê (www.valedodende.org), a primeira aceleradora de negócios focada em diversidade do Nordeste, em 2017, cocriou o Festival Ocupação Afro Futurista (www.afrofuturismo.com.br) ação e entretenimento com temas de futurismo, cultura digital e tecnologias das periferias, com sua curadoria e pesquisa, fomenta conteúdos a partir das lentes de gênero, raça e sexualidades.

        JOÃO JORGE

        Mestre em Direito Público pela UnB, advogado, Presidente do Olodum, Ex-membro do conselho curador da Empresa Brasileira de Comunicação, EBC, Ex-Diretor da fundação Gregório de Mattos, Produtor cultural, poeta e escritor, colunista do Jornal A Tarde. Um dos fundadores e idealizador do SOS RACISMO – Bahia em 1990, após a visita de Harlem Desir a Bahia. Articulador da luta por políticas de ação afirmativa em Salvador através da campanha de reparação já no âmbito municipal por mais políticas de ações afirmativas para os afrodescendentes.

        JOSÉ ROBERTO MARINHO

        Nasceu no Rio de Janeiro em 26 de dezembro de 1955. Estudou História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
        Começou sua vida profissional em 1972, como repórter do Jornal O Globo, onde exerceu as funções de editor assistente e subchefe da Redação. Em 1984, deixou o jornal para ocupar o cargo de Diretor de Programação de FM do Sistema Globo de Rádio, onde mais tarde ocupou os cargos de Diretor-Geral e Vice-Presidente. Em 1992 fundou o Instituto Acqua, organização não-governamental voltada para a preservação dos recursos hídricos.
        Atuando no terceiro setor, é membro do Conselho de Governança do movimento Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável – Comunitas; do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social; do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), dentre outros. Em 2006, participou da fundação do movimento Todos pela Educação, do qual é membro do Conselho de Governança. José Roberto também é membro do Conselho Latino Americano da organização internacional The Nature Conservancy (México); do Conselho Latino do Lincoln Center (Nova Iorque, EUA); do Conselho Consultivo Global da Universidade de Harvard (Boston, EUA); do Círculo Internacional da Escola de Música Rainha Sofia (Madri, Espanha); do Conselho Curador da Rare (Arlington, EUA). Em 2017, José Roberto fundou o Instituto Humanize, sociedade filantrópica com o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda.

        JOSÉ VICENTE 

        Pós Doutor* FEA/USP - Fundador/Reitor Universidade Zumbi dos Palmares - Membro Conselho Editorial Folha de São Paulo - Conselho Ética CONAR - Comentarista Jornal TV Cultura - Articulista Revistas Isto É - Veja.

        LILIANE ROCHA 

        Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade. Especialista há 16 anos em Sustentabilidade e Diversidade em grandes empresas. Conselheira Consultiva de Diversidade da AmBev, da Novelis do Brasil e do CEO’s Legacy - Iniciativa da Fundação Dom Cabral. Docente na Pós-Graduação de Sustentabilidade e Diversidade na FIA / USP e no SENAC. Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero. Colunista da Época Negócios, na coluna Diversifique-se, do UOL, na plataforma de conteúdo jornalístico 6 minutos, e da VOGUE, na coluna Negócios. Reconhecida por três anos consecutivos como uma das 101 Lideranças Globais de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress.

        LUANA OZEMELA

        Mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento econômico e social nos setores acadêmico, privado e público em três continentes. Atualmente é CEO da Development Impact Managers and Advisors (DIMA), uma consultoria em desenvolvimento econômico e social estabelecida no Catar e no Brasil. Ela se formou em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2003. Em seguida, fez mestrado em Desenvolvimento Econômico e Análise de Política Econômica pela University of Southampton na Inglaterra e concluiu seu Doutorado em Economia do Trabalho em 2011 na University of Aberdeen na Escócia. Foi funcionária do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, onde criou o primeiro programa de apoio a afro-empreendedores e implementou uma ampla agenda de equidade racial na instituição, tendo participado de mais de US$ 500 milhões em operações financeiras em mais de 20 países da América Latina e do Caribe. Atualmente faz parte do conselho de diversas instituições, incluindo o Laboratório de Inovação Financeira da CVM e o Sistema B Internacional. Sua missão é aumentar o volume e a eficácia dos investimentos destinados à população negra e tornar o mercado financeiro mais inclusivo.

        MARIA ALICE SETÚBAL

        Graduada em ciências sociais pela USP, é mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo) e doutora em psicologia pela PUC. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef, atuou como presidente do conselho do GIFE e faz parte de diversos conselhos. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. É presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, uma ONG que oferece cursos e projetos culturais em São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo.

        MARIA CAROLINA

        PhD, sócia da Mauá Capital soluções financeiras sustentáveis com foco em empresas. Tem mais de 20 anos de experiência em projetos e organizações de alto crescimento, sem fins lucrativos e de alto impacto, concebendo e implementando modelos inovadores de negócios e governança impulsionados por hubs e ecossistemas de aprendizado, inovação e solução de problemas. Ex-vice-presidente do Insper e reitor de todos os cursos de graduação, liderando também o Núcleo de Empreendedorismo e, em especial, a implantação do novo Programa de Engenharia (com tecnologias integradas de última geração, design centrado no ser humano e empreendedorismo). Idealizou e implantou o Centro de Educação para Diversidade e Inclusão do Insper, com foco em Educação Matemática e Tecnológica, e o Paulo Cunha Innovation Hub para apoiar empresas na estratégia de inovação. Conselheiro da Continental LATAM da Rede Solidaridad e do Hospital Oswaldo Cruz. Membro do comitê ESG da ANBIMA (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais), ABVCAP (Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity) e FECOMERCIOSP.

        MARINA PEIXOTO

        Mineira, com “alma carioca”, se formou em engenheira de produção na UFRJ e tem mestrado pela PUC-Rio com complemento na Universidade de Illinois/EUA. Trabalhou por quase 20 anos na Coca-Cola Brasil, tendo passado por diversas áreas, como operações, marketing, inovação, comunicação e RH. Voluntária do comitê de diversidade desde 2011, assumiu a diretora de DE&I em 2020 onde atuou até Ago/21. Ganhadora do Prêmio Ethos 2004 com sua tese sobre o impacto de causa sociais nos negócios e palestrante no TEDXtalk Barra com o tema Mova-se, onde conta sobre ser mãe de Joana com Síndrome de Down, sempre trouxe a pauta de inclusão como parte do negócio em todas as áreas em que atuou. Atualmente líder executiva do MOVER (Mov. Pela Equidade Racial), formado por 46 empresas de diferentes setores do Brasil que atuam de forma coletiva e propositiva na construção de uma agenda contra o racismo e em prol da equidade racial.

        MARTA PINHEIRO

        Está na XP Inc. desde 2017 e é diretora executiva de Propósito, Cultura & ESG na companhia. Antes de assumir a diretoria de ESG, foi Head de Business Development, liderando um time focado em inovação, gestão e transformação dos negócios, pilares fundamentais da estratégia de Gente & Gestão do Grupo. Marta é formada em administração pública pela FGV-SP, tendo atuado em consultoria de estratégia e gestão por 8 anos na Integration Consulting e, anteriormente, no Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Na XP liderou as iniciativas de integração das corretoras Rico e Clear, de viabilização do Banco XP e seus produtos, criação da área de Inovação, entre outras.

        MAURÍCIO PESTANA 

        Jornalista, publicitário, gestor público, foi secretário de Igualdade Racial da cidade de São Paulo. No setor privado, atua como CEO do Fórum Brasil Diverso e da Revista Raça-Brasil. Na área jornalística tem trabalhos publicados no Brasil e exterior, é também colunista na revista Isto É Dinheiro e analista e comentarista na CNN Brasil sobre questões de Diversidade & Inclusão. Reconhecido por sua trajetória intelectual, ativismo e mais de 70 obras publicadas.

        NÍVIA LUZIA 

        Brasileira, soteropolitana é liderança religiosa do Terreiro Ilê Axé Oya, Mestra em Cultura, pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Turismo pela Fundação Visconde de Cairu. Pesquisadora de religião de Matriz Africana Atualmente integra o Conselho administrativo do Instituto Brasileiro de Diversidade em São Paulo, (IBD) que atua no combate ao Racismo, Intolerâncias e em defesa da Diversidade. Participou como pesquisadora no Mapeamento de Terreiros de Candomblé da cidade de Salvador promovido pelo Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO/UFBA). Em 2007, realizou a pesquisa acadêmica intitulada: Impactos da inserção do Turismo nos terreiros de Candomblé na cidade de Salvador, sob a orientação do Prof.° Dr.° Helio Souza Santos. Trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDES) como coordenadora de Inovação e Educação empreendedora. Compôs o Conselho do Instituto IRIS e esteve como Suplente no Conselho Gestor da APA São Bartolomeu/ Bacia do Cobre. Entre suas ações em 2022 está a Gestão da Organização Social - INSTITUTO OYA que atua com Arte e Educação antirracista na cidade de Salvador há mais de 20 anos. Habilitando e oportunizando crianças e adultos através da arte.

        PAULA FABIANI

        CEO do IDIS, tem sua trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Em 2020, ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social pela liderança do Fundo Emergencial da Saúde – Coronavirus Brasil. No campo da incidência política, teve sucesso na aprovação de duas legislações, nos âmbitos estadual e federal. Autora de dois livros sobre Fundos Patrimoniais e de livro sobre Primeira Infância, Paula é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University e especializações no país e no exterior, é Empreendedora Cívica da RAPS, membro fundador do Catalyst 2030 Brasil e membro dos Conselhos da WINGS e Instituto Mol e integra o comitê social consultivo do Programa BTG Soma. Atualmente, é aluna do Doutorado em Administração da FGV, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Sustentabilidade.

        PAULO ROGÉRIO

        Empreendedor, cofundador da Aceleradora de impacto social, Vale do Dendê, e consultor em diversidade. É da rede Alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard e cofundador da empresa AFAR Ventures, com sede nos Estados Unidos e com foco em economias emergentes. Paulo Rogério é colunista da revista EXAME e autor do livro "Oportunidades Invisíveis", sobre inovação, diversidade e empreendedorismo.

        RENATO MEIRELLES

        Pai da Helena e sócio-fundador do Instituto Locomotiva e do Data Favela. Comunicólogo e escritor, é considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”. Renato liderou mais de 45 estudos sobre a questão racial no Brasil e seus impactos no mundo do trabalho, na educação e no universo corporativo. É colunista da BandNews FM e em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE.


        Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

        Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
        Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
        © Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
        All Rights Reserved.