Introdução
ao IEER

O índice IEER, que originalmente foi desenvolvido no âmbito de um estudo para a economia do Sul dos Estados Unidos, tem diversas vantagens, que incluem a relativa simplicidade de cômputo e de interpretação.

Contudo, vivemos em uma sociedade completamente diferente da americana; lá a população negra representa apenas 13% da população geral, enquanto no Brasil somos mais de 56%, sem esquecer que as políticas afirmativas americanas já têm mais de 60 anos
de existência.

INTRODUÇÃO AO IEER

O que é o IEER?

O IER representa uma métrica que permite avaliar o grau de divergência da distribuição das ocupações por raça em uma determinada unidade, em relação a distribuição racial de uma população de referência (no mesmo exemplo, a população economicamente ativa, PEA). As unidades de análise podem ser empresas, setores ou regiões.

No Pacto, focamos em empresas, e a população de referência é a PEA do local em que se situam as empresas. Esse exemplo nos permite medir o quão distante e estrutura ocupacional por raça em cada empresa da distribuição ocupacional por raça da oferta de trabalho.

Uma equipe conceituada, formada com um time de especialistas contando com os econometristas Ph.D Sergio Firpo - INSPER, Dr. Michal França - USP e Me. Lucas Cavalcanti – INSPER.

A ideia inicial era elaborar um algoritmo que nos ajudasse a mensurar o desequilíbrio racial nas organizações. Deste conceito surge o Índice ESG de Equidade Racial - IEER, com a colaboração de diversos outros voluntários especialistas em investimento social, ESG, Educação e Ações Afirmativas Antirracistas.

O Índice ESG de Equidade
Racial IEER - Adoção

O objetivo é maximizar o Índice ESG de Equidade Racial (IEER) da empresa. O IEER é um índice que mede o desequilíbrio racial de uma empresa, tendo em vista a composição do quadro de colaboradores por ocupação, os salários médios das ocupações e a distribuição racial na região em que a empresa opera.

O IEER pode melhorar por meio de adoção de ações afirmativas e da realização de investimentos sociais voltados à equidade racial.

O processo do Pacto de Promoção da Equidade Racial, com apuração do IEER da empresa, se distribui em três níveis diferentes.

IEER_N1 = reflete a condição de equidade racial atual da empresa, atribuindo maior peso à participação de negros em cargos de liderança.
IEER_N2 = considera a adoção de ações afirmativas, que contemplem o recrutamento, permanência e promoção de profissionais negros, garantindo uma mudança cultural sistêmica nas empresas.
IEER_N3 = considera, além da adoção de ações afirmativas, os investimentos sociais voltados à equidade racial, dando preferência a organizações com lideranças negras já atuantes e fomentando a criação de novas organizações negras.


Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
© Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
All Rights Reserved.