quem somos?

DIRETORIA EXECUTIVA

Órgão responsável pela gestão administrativa da Associação, composta por 2 Dirigentes eleitos pelo Conselho Deliberativo,
para um mandato de 3 (três) anos, permitida a reeleição e observadas as disposições do presente Estatuto Social.

GILBERTO COSTA 
Diretor Executivo 

Nascido e criado em Duque de Caxias, estudei a vida toda em escola pública, sem acesso a curso de idiomas ou escola particular. Atualmente, com 52 anos de idade e formado em ciências contábeis pela UERJ no Rio de Janeiro, com MBA em Finanças pelo IBMEC em São Paulo e Pós-graduação em Estratégia Empresarial pela FGV SP, atuo no mercado financeiro desde 1993, além de conciliar uma agenda social atuando como conselheiro em diversas organizações. 

THEO VAN DER LOO 
Diretor Estatutário 

Fundador e Managing Partner da Nevele Consulting - Foi CEO da Bayer no Brasil de 2011 a 2018, quando se aposentou, após 40 anos de atividade como executivo em empresas multinacionais, no setor farmacêutico. Durante seus estudos e carreira teve oportunidade de viver em diversos países. Possui um MBA da faculdade de Thunderbird (ASU – Phoenix Arizona). Sua atividade principal é atuar como conselheiro em algumas empresas. É Presidente do Conselho Curador da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e membro do CEO Legacy, da FDC (Fundação Dom Cabral), onde escolheu o tema Inclusão e Diversidade, com foco na questão racial, como seu legado pessoal, tornando-se uma referência e palestrante nesta área. 

equipe técnica

GUIBSON TRINDADE
Gerente Executivo 

Comunicólogo especialista em Relações Públicas, tem MBA em Gestão de Pessoas, com expertise em elaboração, articulação e mobilização de ações sociais, bem como na realização de projetos de assistência comunitária, com vivência em Educação, Saúde e Equidade Racial. Atuou como Relações Públicas e Institucionais, em empresas do segmento Governamental, Instituições filantrópicas e Organizações do terceiro setor. Especialista na mobilização de atores sociais e governamentais para articulação de projetos e ações, abrangendo avaliação de desempenho, criação e apresentação dos indicadores sociais, formatação de relatórios de avaliação e correção de processos.

EDNALVA MOURA 
Relações Institucionais

Está cursando Especialização em STAKEHOLDERS E ESG – FIA e MBA Administração e Negócios pela USP/Esalq. Especialização em Educação, Desigualdade e Pobreza – Universidade Federal São Carlos e Especialização em Psicologia Positiva pela Faculdade Unyleya e graduada em Pedagogia pela Universidade Ipiranga.
Carreira desenvolvida em importantes instituições do segundo e terceiro setores, com expressiva atuação em educação profissional, diversidade e inclusão. Experiencia em gestão e organização de processos educativos, planejamentos estratégicos e mobilização de recursos. Experiência em T&D profissional para gestão da mudança de equipe diversa e desenvolvimento profissional de adolescentes, jovens e adultos, programas de voluntariado,
mentorias e de investimento social privado.

Atualmente trabalho na Associação Pacto pela Equidade Racial uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema, na instituição tenho o compromisso de mobilizar empresas, na posição de Relações Institucionais.

LUIZA ROCHA
Analista Administrativo Financeira

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, especializada em Finanças e Controladoria, pelo Senac. Possui mais de 12 anos de atuação em controladoria, auditoria, tesouraria e contabilidade de empresas privadas e no terceiro setor. Capoeirista há 22 anos, atua em projetos sociais ministrando aulas para crianças, adolescentes e idosos.

CRISLANE ALVES
Econometrista

Economista pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tralhada como Engenheira/Analista de Dados e pesquisidora. Meus interesses de pesquisa são Inovação e Economia Aplicada, com foco em produtividade e crescimento. Em minha pesquisa, uso métodos aplicados de microeconomia e macroeconomia para investigar questões-chave para produtividade e crescimento. Em particular, a evolução da produtividade do trabalho pelos estados brasileiros. Na área da Inovação, o meu trabalho centra-se no estudo dos Sistemas Nacionais de Inovação.

LUCAS CAVALCANTI
Econometrista

Doutor em economia na FEA/USP e tem experiência em Avaliação de Políticas Públicas, com ênfase em economia da educação e do trabalho.

consultoria técnica

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social
é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999, cuja missão é inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, a partir do trabalho junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades.


A Uzoma Diversidade, Educação e Cultura
é uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho. Nosso propósito é construir um mercado de trabalho inclusivo com oportunidades iguais para todos. Inclusão & Diversidade são o bom o caminho para organizações
mais diversas. 


A Diversidade Corporativa
é uma consultoria que objetiva subsidiar empresas, instituições e organizações no desafio da implementação de projetos e programas de valorização da diversidade e inclusão responsável de grupos historicamente excluídos, em parceria com organizações estratégicas. Atua com foco na equidade racial a partir de perspectiva interseccional que contempla também equidade de gênero, inclusão da população LGBTQIA+, geracional e pessoas com deficiência, quando necessário, em parceria com atores
e atrizes estratégicos(as).

Consultoria Técnica - Econometristas

Sérgio Firpo 
Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco e Diretor de Pesquisa no Insper, graduado e pós-graduado em economia pela UNICAMP, PUC-RJ e UC Berkeley, foi Professor da UBC, PUC-RJ e FGV-SP. É Pesquisador Associado do IZA, GLO, C4ED, UNU-Wider e Metricis. Em 2017 foi eleito Fellow da Econometric Society. Sendo pesquisador nível 1 do CNPq.

Michael França
Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Universidade Columbia, é pesquisador do Insper e colunista da Folha de S.Paulo.

Lucas Cavalcanti 
Doutor em economia na FEA/USP e tem experiência em Avaliação de Políticas Públicas, com ênfase em economia da educação e do trabalho.

Rafael Tavares
Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Wharton School da Universidade da Pennsylvania. É consultor junto ao Banco Mundial como especialista em finanças públicas
e governança.

Consultorias Jurídicas

CONSULTORIA JURÍDICA ESG
Thiago Amparo
Colunista semanal do jornal Folha de São Paulo, especialista em direito constitucional, políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação. Professor da Fundação Getúlio Vargas, é mestre em Direitos Humanos e Doutor em Direito Constitucional Comparado e ministra cursos sobre direitos humanos, direito internacional, políticas públicas, diversidade e discriminação.

CONSULTORIA JURÍDICA SOCIETÁRIA
Matos Filho Advogados

CONSULTORIA RESOLUÇÃO ESG
Machado e Meyer Advogados


Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
© Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
All Rights Reserved.