DIRETORIA EXECUTIVA

Órgão responsável pela gestão administrativa da Associação, composta por 2 Dirigentes eleitos pelo Conselho Deliberativo,
para um mandato de 3 (três) anos, permitida a reeleição e observadas as disposições do presente Estatuto Social.

GILBERTO COSTA 
Diretor Executivo 

Nascido e criado em Duque de Caxias, estudei a vida toda em escola pública, sem acesso a curso de idiomas ou escola particular. Atualmente, com 52 anos de idade e formado em ciências contábeis pela UERJ no Rio de Janeiro, com MBA em Finanças pelo IBMEC em São Paulo e Pós-graduação em Estratégia Empresarial pela FGV SP, atuo no mercado financeiro desde 1993, além de conciliar uma agenda social atuando como conselheiro em diversas organizações. 

THEO VAN DER LOO 
Diretor Estatutário 

Fundador e Managing Partner da Nevele Consulting - Foi CEO da Bayer no Brasil de 2011 a 2018, quando se aposentou, após 40 anos de atividade como executivo em empresas multinacionais, no setor farmacêutico. Durante seus estudos e carreira teve oportunidade de viver em diversos países. Possui um MBA da faculdade de Thunderbird (ASU – Phoenix Arizona). Sua atividade principal é atuar como conselheiro em algumas empresas. É Presidente do Conselho Curador da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e membro do CEO Legacy, da FDC (Fundação Dom Cabral), onde escolheu o tema Inclusão e Diversidade, com foco na questão racial, como seu legado pessoal, tornando-se uma referência e palestrante nesta área. 

equipe técnica

GUIBSON TRINDADE
Gerente Executivo 

Comunicólogo especialista em Relações Públicas, tem MBA em Gestão de Pessoas, com expertise em elaboração, articulação e mobilização de ações sociais, bem como na realização de projetos de assistência comunitária, com vivência em Educação, Saúde e Equidade Racial. Atuou como Relações Públicas e Institucionais, em empresas do segmento Governamental, Instituições filantrópicas e Organizações do terceiro setor. Especialista na mobilização de atores sociais e governamentais para articulação de projetos e ações, abrangendo avaliação de desempenho, criação e apresentação dos indicadores sociais, formatação de relatórios de avaliação e correção de processos.

EDNALVA MOURA 
Gerente de Relações Institucionais

Está cursando Especialização em STAKEHOLDERS E ESG – FIA e MBA Administração e Negócios pela USP/Esalq. Especialização em Educação, Desigualdade e Pobreza – Universidade Federal São Carlos e Especialização em Psicologia Positiva pela Faculdade Unyleya e graduada em Pedagogia pela Universidade Ipiranga.
Carreira desenvolvida em importantes instituições do segundo e terceiro setores, com expressiva atuação em educação profissional, diversidade e inclusão. Experiencia em gestão e organização de processos educativos, planejamentos estratégicos e mobilização de recursos. Experiência em T&D profissional para gestão da mudança de equipe diversa e desenvolvimento profissional de adolescentes, jovens e adultos, programas de voluntariado,
mentorias e de investimento social privado.

Atualmente trabalho na Associação Pacto pela Equidade Racial uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema, na instituição tenho o compromisso de mobilizar empresas, na posição de Relações Institucionais.

SÉRGIO PEREIRA 
Gerente de Projetos e Parcerias 

Sergio Pereira, com mais de 18 anos de experiência, é especialista na concepção, elaboração, captação de recursos e gestão de projetos sociais. Ele possui expertise em gestão de programas e projetos sociais, com foco em diversidade, juventude e desenvolvimento local. Com uma sólida formação em Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes - UCAM, um MBA em Gestão de Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e um mestrado em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Sergio adquiriu experiência relevante nas áreas de produção cultural, voluntariado internacional, terceiro setor, captação de recursos e consultoria para empresas. Além disso, ele é ex-aluno do programa Ford Motors Fund e do programa Sport for Community do governo americano.

JOSÉ H. RIBEIRO JR
Coordenador de Pesquisas e Estatísticas

Bacharel em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Economia pela Universidade de Brasília e doutorando em Economia na mesma instituição. Durante a sua carreira atuou como analista de crédito imobiliário e assistente em gestão de ativos. É especialista em pesquisa econômica, métodos quantitativos, econométricos, manipulação e análise de dados.
Lidera a coordenação de estatísticas no PACTO, com foco em ESG racial e mercado de trabalho. Responsável de propor estratégias para promover a equidade racial nas empresas, através do Índice ESG de Equidade Racial do Pacto.

LUIZA ROCHA
Analista Administrativo Financeira

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, especializada em Finanças e Controladoria, pelo Senac. Possui mais de 12 anos de atuação em controladoria, auditoria, tesouraria e contabilidade de empresas privadas e no terceiro setor. Capoeirista há 22 anos, atua em projetos sociais ministrando aulas para crianças, adolescentes e idosos.

CONSELHO DELIBERATIVO

Órgão responsável pelo direcionamento estratégico da Associação, composto por no mínimo 13 (treze) membros. Composto de forma multisetorial, respeita os princípios de proporcionalidade, garantindo 50% de mulheres e 50% de negros, conforme o Artigo 23 do Regimento Interno da Associação.

Premissas para composição do Conselho Deliberativo:
- Equidade racial (50% ou mais de conselheiros negros);
- Paridade de gênero (50% ou mais de conselheiras mulheres);
- Diversidade regional (representantes de diversas macrorregiões do Brasil);

.

GILBERTO COSTA

Presidente

.

ANNA KARLA

.

GUSTAVO WERNEK 

.

JAIR RIBEIRO 

Vice Presidente

.

CARLA CRIPPA 

.

JESSICA
RIOS

.

ADRIANA BARBOSA

.

DANIEL TEIXEIRA 

.

LUANA GENOT

.

MONICA MARCONDES

.

HÉLIO SANTOS

.

LUANA
OZEMELA

.

RICARDO
HENRIQUES

CONSELHO FISCAL 

Órgão que fiscaliza o equilíbrio financeiro da Associação, composto por 3 (três) a 5 (cinco) integrantes eleitos pela Assembleia Geral.

Premissas para composição do Conselho Fiscal:
- Equidade racial (50% ou mais de conselheiros negros);
- Especificidade Técnica (representantes de segmentos financeiros)

.

EDUARDO ALVES 

.

MICHAEL FRANÇA

.

SORAIA B. CARDOSO 

CONSELHO CONSULTIVO

Órgão de consulta e assessoramento da administração da Associação, podendo ser acionado pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria Executiva quando os interesses sociais assim o exigirem, com mandatos coincidentes com o mandato do Conselho Deliberativo.

Premissas para composição do Conselho Consultivo:
- Equidade racial (50% ou mais de conselheiros negros);
- Paridade de gênero (50% ou mais de conselheiras mulheres);
- Especificidade Técnica (representantes dos segmentos financeiros, educação, equidade racial, compliance e terceiro setor);

.

RACHEL MAIA

Co Presidente

.

CARLO PEREIRA

.

EDSON FRANÇA 

.

ANDREA
ALVARES

.

CARLOS ALBERTO

.

ELIZABETE SCHEIBMAYR

.

ANA INOUE

.

CELSO ATAYDE 

.

FERNANDA CAMARGO

.

BETA FERNANDES 

.

DOUGLAS BELCHIOR

.

FLAVIA REGINA

.

FRANCISCO LIMA (PRETO ZEZÉ) 

.

JOSÉ ROBERTO MARINHO

.

MARIA ALICE SETÚBAL

.

FREI DAVID SANTOS 

.

JOSÉ VICENTE 

.

MARIA CAROLINA

.

ÍTALA HERTA

.

LILIANE ROCHA 

.

MARINA PEIXOTO

.

JOÃO JORGE 

.

MARTA PINHEIRO

.

MAURÍCIO PESTANA

.

RENATO MEIRELLES

.

.

NÍVIA LUZIA  

.

WANIA
SANT´ANNA 

.

.

PAULA FABIANI

.

FABIO ALPEROWITCH 

.

.

JOÃO JORGE 


Conheça nossa Política de Privacidade e Termos de uso

Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial - CNPJ 44.807.134/0001-94
Fale Conosco: contato@pactopelaequidaderacial.org.br / Contato: (11) 3129-0680
© Copyright 2022 - Pacto de Promoção da Equidade Racial
All Rights Reserved.